Este é um dos meus sítios preferidos para ir às compras aqui em Lviv. Está cheio de velhotas a venderem os vegetais da hortinha, o queijinho caseiro, ervilhas descascadas, e deliciosos Mirtilos apanhados bem pela manhã cedo. Há também algumas vendas tipo mercearias.
O Mercado Vinnikovskiy (Винниковский рынок – Vynnykovskyy Market) fica na Rua Lychakivs’ka Street bem na entrada da Rua Solodova (a Rua Solodova liga com a Rua Lysenka mais a cima), depois da Igreja Católica de Santo António de Pádua (este santo é o nosso Santo António de Lisboa!!! que nasceu em Lisboa mas viveu e morreu em Pádua).
Para chegar a este mercado apanhe o elétrico Número 2 da Praça Rynok em direcção à Rua Lychakivs’ka Street (direcção oposta à Ópera). Outros eléctricos possíveis são o Número 7 e o Número 8.
Entrada principal do Mercado Vinnikovskiy na Rua Lychakivs’ka em Lviv na Ucrânia
Este é um mercado pequeno com cerca de 50 vendedores em que se pode comprar mais ou menos quase tudo, desde ovos, diferentes tipos de vegetais e fruta, carne, pão, bolos, alguns tipos de queijo, e algumas mercearias com as coisas normais de supermercado. Há uma padaria e muita gente a vender os seus vegetais da horta no chão.
No Domingo passado comprei pela primeira vez um tipo de baga que se chama Cassis ou Groselha-preta, nunca tinha comido. É muito bom, um pouco amargo mas genial pois tem imensa Vitamina C, cerca de 300% da dose diária recomendada por cada 100 gramas. Comprei 0.5 kilo. Estas bagas de Cassis (blackcurrant em inglês) têm também muita quantidade de fósforo, vitamina B5, ferro e potássio. Parece bom não parece?!
Vista do interior do Mercado Vinnikovskiy em Lviv na Ucrânia
Preços do Mercado Vinnikovskiy
- 3 cabelas de alho fresco = 3 UAH
- 4 cebolas médias = 4 UAH
- 1 quilo de cogumelos grandes = 18 UAH
- 1 quilo de pêssegos = 14,3 UAH
- 300 gramas de ervilhas descascadas = 6 UAH
- 0.5 quilo de queijo fresco = 6 UAH
- 0.5 quilo de groselhas-pretas = 10 UAH
- 1 quilo de mirtilos = 14 UAH
- 1 pastel de cogumelos = 4 UAH
- 1 colher de pau = 3 UAH
Definitivamente temos de emigrar para um país com preços assim em conta. Comprar isso num mercado dinamarques dava para, no minimo, fazer um grande jantar para uma familia ucraniana numerosa. Visitar os teus espaços é todos os dias uma surpresa. Ainda há pouco descobrimos que tinhas mudado a “cara” ao diario de viagens e ao visitarmos “marrocos” acabamos na ucrania 🙂
Continuação de boas explorações a leste! E conhecendo-te vamos ter aqui optimas dicas para a Ucrania e arredores.
Abraço
By: VagaMundos on Agosto 10, 2009
at 8:06 pm